A Petrobras arrematou o contrato de mais 25 anos de posse sobre o terminal de granéis líquidos STS 08A, no Porto de Santos, no leilão que ocorreu nesta sexta-feira (19) na Bolsa de Valores brasileira, a B3 e foi realizado pelo Governo Federal. Mesmo sem disputa, a petroquímica ofereceu uma outorga de R$ 558,25 milhões, que serão pagos ao governo federal por meio da Santos Port Authority (SPA).
“Esse leilão encerra um capítulo muito complexo da nossa atividade logística. A Petrobras tem quatro refinarias conectadas a esse terminal, é de extrema importância. Esse leilão era muito esperado. Agora, temos 25 anos de estabilidade jurídica. Nossos clientes podem ficar muito tranquilos”, disse Andrea Damiani, gerente executiva da estatal.
A estatal já opera sobre o terminal de 305.688 metros quadrados através do contrato precário, por isso, já se esperava a intenção da Petrobras na concorrência pelo porto. Após a vitória, Damiani afirmou que a conquista dá segurança jurídica à companhia.
Com a aquisição, o caixa da companhia, que caminha em direção a desestatização, ganha mais um peso. Está previsto um investimento de R$ 792 milhões ao decorrer destes 25 anos de concessão.