A consultoria Kearney elabora todos os anos um ranking global sobre as cidades mais promissoras do mundo para atrair investimentos. Na lista atual, seis capitais brasileiras estão incluídas entre os 156 melhores destinos com potencial de negócios, sendo elas São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Recife.
Confira as posições: São Paulo subiu 42ª posição no ano passado para 40ª posição neste ano; Rio de Janeiro caiu do 72º para 76º lugar; Belo Horizonte subiu nove posições passando de 113º para 104º; Porto Alegre avançou do 116º lugar para 108º; Salvador aparece em 124º e Recife permanece em 125º.
O levantamento tem como base 29 métricas, que são divididas em diferentes pesos, conforme o Estadão, sendo elas: volume de negócios (30%), capital humano (30%), troca de informações (15%), experiência cultural (15%) e engajamento político (10%).
“O Brasil sempre foi e será um destino atrativo para investimentos, mas é fato que o momento é de cautela. O governo atual previa um mundo de promessas, mas o que vivemos foram três anos de incertezas. A pandemia só amplificou esses efeitos”, declarou o consultor Sachin Mehta, sócio da Kearney.
O estudo aponta que mesmo com a pandemia tendo impactado de maneira acentuada as cidades que lideram o ranking, algumas destas conseguiram se apresentar firmes. As capitais Nova York, Londres, Paris e Tóquio mantiveram as quatro primeiras posições no índice, como haviam se posicionado no ano passado.
Segundo a Kearney, a qualidade de serviços de saúde também foi um fator que impactou nos resultados de algumas cidades, como ocorreu com São Francisco, nos Estados Unidos, que teve como fator o colapso de seu sistema de saúde durante a pandemia.