Guedes afirma que economia está crescendo 'acima da média anual'

Ministro da Economia falou sobre os enfrentamentos do Brasil na pandemia e comentou acerca dos "petrodólares", durante evento em Dubai

O Ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que a economia brasileira está crescendo “acima da média anual”, durante abertura do fórum do “Invest in Brazil” nesta segunda-feira (15), em Dubai. O economista também ressaltou que a economia do país foi uma das que “menos caíram, voltaram mais rápido e criaram mais empregos após o impacto da pandemia de Covid-19”.

“Isso graças a uma orientação do nosso presidente de não deixar nenhum brasileiro para trás durante a pandemia. Não faltou dinheiro para saúde, mas ao mesmo tempo prosseguimos com as reformas estruturantes”, afirmou o ministro a empresários presentes no Expo Dubai.

Guedes reiterou que a economia brasileira está crescendo, mesmo com as projeções para baixo de economistas e instituições financeiras, e do aumento da taxa de juros promovido pelo Banco Central para tentar conter a alta da inflação, que acumula altas de 10,75% nos últimos 12 meses.

O ministro também comentou sobre sua intenção de atrair os ”petrodólares” para o país, principalmente para o setor de infraestrutura, e disse que os árabes, inclusive de Dubai, seriam ótimos parceiros para os recursos naturais do Brasil. O economista chegou a citar a privatização do Porto de Santos (SP) como uma oportunidade para os investidores.

“Vendo essa demonstração de capacidade de reciclagem de petrodólares, vendo como no meio das areias do deserto toda essa riqueza emergiu, são sócios ideais para os recursos naturais que temos no Brasil. Precisamos dessa parceria no Brasil. Seremos sócios na criação e na reciclagem desses recursos”, disse Guedes