SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O empresário carioca Sergio Carvalho, um dos fundadores da empresa Ancar Ivanhoe, morreu na manhã desta quarta-feira (10), aos 83 anos, no Rio de Janeiro, em decorrência de complicações da Covid-19.
Empresa do segmento de shoppings, a Ancar Ivanhoe é dona do Shopping Eldorado, em São Paulo, e do Riosul, no Rio de Janeiro, entre outros investimentos, de um portfólio com 24 empreendimentos em 13 cidades brasileiras.
“A Ancar Ivanhoe perde um grande líder que serviu de exemplo e inspiração por seus valores, como respeito, humildade, generosidade e transparência”, disse a empresa, por meio de nota.
Carvalho, que tinha 83 anos, deixa a mulher, Lia, três filhos (Mariana, Marcos e Marcelo) e netos. Ele começou nos negócios na empresa da família, o Banco Andrade Arnaud.
Na década de 1970, a família se tornou acionista do Shopping Conjunto Nacional, em Brasília. O empreendimento, que completa 50 anos em 2021, foi o segundo shopping center a ser inaugurado no Brasil.
Em 1972, os irmãos Sergio e Raul Luiz fundaram a Ancar Empreendimentos Comerciais. O grupo investiu em diferentes cidades brasileiras, por meio do Shopping Recife, do Iguatemi Porto Alegre e do Shopping Nova América, no Rio.
Carvalho se afastou da direção do negócio em 2003, passando o comando aos filhos, Marcos e Marcelo. Em 2006, a empresa entrou em sociedade com a canadense Ivanhoe Cambridge e se tornou uma das maiores empresas de shopping center do país.
“Sergio sempre defendeu que um shopping center tem um poder de transformação na comunidade que se insere, por isso propagava a ideia que cada shopping center era uma plataforma de desenvolvimento social e que deveria contribuir com as comunidades em que estava inserida”, disse a empresa.