A XP Inc anunciou nesta segunda-feira (8) a compra da totalidade do Instituto de Gestão em Tecnologia da Informação (IGTI), faculdade de educação a distância com foco em tecnologia e inovação. O valor da transação não foi revelado.
A negociação foi conduzida pelo time de M&A (Fusões e Aquisições) Proprietário da XP, enquanto a Imeri representava o IGTI.
Esta é a primeira aquisição da corretora no setor de estratégia educacional, que até então só atuava com cursos livres de educação financeira, e promete ser uma porta de entrada para projetos futuros, incluindo a criação da Faculdade XP, segundo Paulo de Tarso, CEO da XP Educação.
“Isso nos abrirá muitas oportunidades, principalmente para Xpeed, que poderá ampliar o portfólio de cursos ofertados, principalmente em pós-graduações, como os MBAs”, disse o empresário.
A expectativa da empresa é ter 122 mil alunos e a meta é subir esse número para 1 milhão dentro de cinco anos, até o momento a capacidade era de 82 mil antes da aquisição. Com a transação, o IGTI e a XP Educação juntos possuem o dobro do tamanho de ativos em suas operações. O número de cursos cresceu de 61 para 149 e a equipe de funcionários aumentou ultrapassando 100 colaboradores.
A oferta da graduação começa em 2022 com três cursos nas áreas de tecnologia, que obtiveram autorização do MEC neste ano. Outros três estão em processo de análise da pasta.