Commodities são as mais compradas por investidores em outubro

A PetroRio foi a ação que mais apareceu na carteira dos investidores no mês

Outubro chegou ao fim como um dos meses mais difíceis para os investidores brasileiros. Tendo o pior resultado mensal de 2021 do Ibovespa, caindo 6,74%. Apesar desse cenário, algumas ações conseguiram se destacar de maneira minimamente positiva.

O resultado negativo de outubro é a quarta queda mensal consecutiva do índice, que já recua 13,03% no acumulado do ano, levando em consideração a inflação e as contas públicas que seguem sendo uma preocupação do investidor. Isso se intensificou após o governo propor uma flexibilização do teto de gastos para financiamento do Auxílio Brasil. 

Além disso, economistas e agentes de mercado das principais instituições financeiras preveem que a Selic chegue a 10,25% ao ano em 2022, segundo o relatório Focus do Banco Central. É a primeira vez que a previsão para a taxa básica no ano que vem fica acima de dois dígitos. 

Neste contexto, entre as ações que receberam mais aportes em outubro de 2021 estão duas ações de empresas ligadas ao petróleo, sendo a PetroRio (PRIO3) com 4,80% e a Petrobras (PETR4) tendo 4,03% do valor total investido em ações. A demanda pressionada pela retomada da economia, somada ao fornecimento controlado por membros da Opep e outros produtores, justificam este aumento significativo nos preços do barril de petróleo. 

Outro destaque é a mineradora Vale (VALE3), que apesar de ainda estar enfrentando a queda do minério de ferro, teve ganho de 4,80% do valor total investido em ações. Porém, no mês de outubro, as ações tiveram uma queda de 8%. A B3 (B3SA3) estava logo atrás com 3,6% do valor total. A recomendação de compra dos analistas no mês é por conta da formação da parceria Bolsa de Valores B3 (B3SA3) e a operadora de software Totvs (TOTS3) para a criação de uma nova empresa de tecnologia, focada em serviços financeiros. 

Méliuz (CASH3) é a quinta da lista, sendo a que mais deu prejuízo no mês. A empresa ficou com 3,38% do valor total investido em ações. A Méliuz veio de uma alta de mais de 600% em novembro do ano passado, e agora os papéis da Méliuz sofrem correção, derretendo 33%. Apesar de estar enfrentando dificuldades no mercado acionário do país no mercado acionário, especialistas acreditam que a Méliuz dá mostra de que continua na rota do crescimento.