A Vale (VALE3) produziu 89,4 milhões de toneladas de minério de ferro no terceiro trimestre de 2021, mas o avanço não isentou a empresa do impacto do minério.
O Relatório de Produção divulgado nesta terça-feira (19) mostra que esse aumento corresponde a uma alta de 18,1% ante o segundo trimestre deste ano.
De acordo com a empresa, esse avanço na comparação com o trimestre imediatamente anterior se deve à melhora sazonal das condições climáticas no Sistema Norte e o melhor desempenho de Itabira.
Conforme a Vale, o terceiro trimestre foi marcado pelo aumento da produção de minério de ferro e carvão, seguindo seus respectivos planos de recuperação de produção e melhores condições climáticas.
Entretanto, a empresa apontou que houve uma forte queda nos preços do minério de ferro (-US$ 37/dmt do índice 62%Fe vs. 2T21), levando a uma revisão na produção e venda de produtos de minério de ferro de alta sílica.
A mineradora destacou ainda que houve no terceiro trimestre uma retomada gradual das operações de Metais Básicos do Atlântico Norte após a conclusão de um novo acordo coletivo com duração de cinco anos em Sudbury.