O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), declarou que a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos precatórios deve ocorrer na próxima semana e, em seguida, o texto irá “imediatamente” a plenário. A fala de Lira ocorreu nesta quinta-feira (14) em durante sua entrevista à Rádio Bandeirantes. Segundo fontes, a proposta deve ser votada na próxima quarta ou quinta-feira.
Na última quarta-feira (13), o chefe da Câmara chegou a avaliar que a votação irá resultar em uma “vitória tranquila”. “Na próxima semana, todos os prazos estarão vencidos e a gente trará a plenário. Eu acredito numa vitória tranquila dessa PEC, porque há a necessidade realmente de se organizar o orçamento do Brasil”, afirmou Lira durante entrevista à CNN Rádio.
Ministério Público fiscaliza todo mundo e não tem código de ética
O presidente da Câmara voltou a defender o projeto que altera a composição do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), conhecido como “Conselhão”, responsável pela fiscalização da conduta de membros do Ministério Público (MP).
Conforme o Broadcast, Lira alegou que o projeto mira apenas em dar “paridade” nos membros do MP com a sociedade Civil.
“O Ministério Público é a única entidade do Brasil que não tem um código de ética, ela fiscaliza todo mundo e não tem o seu próprio código de ética”, ressaltou o deputado.
Em entrevista a Globo News, nesta sexta (15), Lira falou que a PEC não é novidade, mas que a Câmara quer discuti-la. “Chegou ao plenário de maneira bem transparente”, ressaltou.
O presidente da Casa disse ainda que a PEC avançará e afirmou que a Câmara não irá aceitar as versões que estão sendo criadas pela própria sociedade.