O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro será “praticamente o dobro” do previsto inicialmente pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). O economista participou de um evento promovido pelo Atlantic Council, em Washington (EUA).
A previsão inicial do FMI para o crescimento da economia brasileira era de 3,7% em abril, mas foi revisada para 5,3% em julho e reajustada para 5,2% em outubro, atendendo as expectativas do governo brasileiro.
Em sua participação no evento Atlantic Council, Guedes citou os investimentos contratados de US$ 1 bilhão (R$ 5,5 bilhões na cotação atual) em concessões de infraestrutura. A reforma de marcos legais abriu caminho para isso, disse o ministro. “O Brasil está aberto para negócios.”
O economista também comentou sobre a aprovação da reforma tributária, otimista, Guedes afirmou que a proposta deve ser aprovada até o fim deste ano. Segundo, também deverão ser confirmadas as privatizações da Eletrobras e dos Correios e aprovada a reforma administrativa.
O Brasil quer ser uma economia forte de mercado, afirmou. “Estamos reduzindo despesas, privatizando, mudando marcos regulatórios.”