O maior parque solar do estado de São Paulo, e quinto maior do Brasil, foi inaugurado nesta sexta-feira (8) pela EDP Renováveis (EDPR), multinacional portuguesa de energia. O complexo possui capacidade de 252 megawatts (MW), fica localizado na cidade de Pereira Barreto, e gera energia suficiente para abastecer um município de 751 habitantes.
Segundo o Estadão, o valor de investimento no projeto foi de R$ 750 milhões. “Esse projeto representa a aposta da empresa pela diversificação, neste caso pela energia solar fotovoltaica”, disse o presidente global a EDPR, Miguel Stilwell.
A companhia planeja investir nos próximos cinco anos R$ 16 bilhões no país, valor que inclui geração, transmissão e distribuição de energia.
Conforme declarou Stilwell, a Europa vive um momento de altas nas tarifas de energia por causa do gás natural, que está seis vezes mais caro em relação a 2020 devido à maior demanda pelo produto por causa da retomada das economias.
No Brasil, o executivo explica que o problema é a queda no nível de água nos reservatórios pela falta de chuva. Nesse cenário, as fontes renováveis de energia têm contribuído de forma relevante, conseguindo fornecer até 20% de toda energia consumida no país.