O MusicPlayce é uma startup criada com o objetivo de conectar compositores e cantores, como uma espécie de ponte virtual. Por meio da plataforma, músicas e composições inéditas são publicadas, proporcionando, inclusive, que os fãs possam escolher o próximo sucesso de seus ídolos.
A companhia foi criada pelos sócios Paulo Vitor Vilela (fundador) e Paulo Melo Franco (cofundador). Em 2016,Vilela, que é compositor, criou o conceito inicial que deu vida à plataforma. “A ideia surgiu da necessidade de resolver algumas das dores dos problemas que existem no mercado pré-lançamento no backstage do universo da música”, disse o fundador.
Melo explicou, em conversa com a BP Money, que o mundo da música não começa quando um artista realiza um lançamento e que dificilmente essa obra nasceu no momento em que está sendo cantada pela primeira vez, fator que surpreende a maioria das pessoas, segundo ele.
“Então quer dizer que o mundo da música é separado em dois momentos, o pré-lançamento e o pós-lançamento? Sim, é exatamente isso. E tudo que a gente consome, plataforma de streaming, rádio, TV, Shows, cinema, tudo isso está no mercado pós-lançamento. Por mais que o consumo seja inteiramente digital nesse mundo pós lançamento, no mundo pré lançamento tudo é analógico, tudo é feito de maneira desconectada entre compositor, produtor, artista e empresário”, afirmou o cofundador.
Mas como funciona a plataforma na prática?
Em entrevista à ABRAMUS, Paulo Vitor Vilela ressaltou que, na prática, o público só teria contato com a música após o lançamento, no período em que todo o processo de escolha e investimento já foi realizado.
O MusicPlayce então funciona no mercado da música como uma ferramenta inteligente de trabalho que ajuda artistas e empresários a escolherem quais novas canções devem lançar entre as mais de 14 milhões de composições feitas por ano, facilitando e tornando mais rápido o compartilhamento das criações de compositores na plataforma, que através de um motor de validação social e de tecnologia faz com que essas cheguem a base de fãs, por meio do Instagram, Tik Tok, Twitter, Whatsapp e Facebook.
Através dos meios de transmissão, os admiradores de um determinado artista podem clicar no link sem ter o MusicPlayce baixado ou até mesmo conta criada, escolhendo qual música gostariam que seu ídolo cantasse, assim gerando dados que serão disponibilizados para os artistas e empresários.