Lira discute proposta para conter alta de combustível 

Duas propostas já estavam prontas, entretanto ambas enfrentam resistência no Congresso e exigiriam tempo para que a apreciação fosse viabilizada. 

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), se reúne nesta terça-feira (5) com parlamentares da oposição a fim de alinhar um acordo para conter os aumentos do preço dos combustíveis.

Antes do encontro, duas propostas já estavam prontas, entretanto ambas enfrentam resistência no Congresso e exigiriam tempo para que a apreciação fosse viabilizada. 

Havendo acordo entre os parlamentares da Casa e ambos os lados encontrem uma solução legislativa, há a possibilidade de votação sobre uma proposta ainda nesta terça.

A agenda de Lira tem se dedicado em buscar soluções para a alta dos combustíveis. Durante a última semana, Lira adiantou as possibilidades seriam uma alteração na cobrança de ICMS em combustíveis, prevendo a uniformização das alíquotas do imposto em todos os Estados, e a criação de um fundo de estabilização dos preços.

O fundo por sua vez poderia ter como fonte de financiamento os dividendos distribuídos pela Petrobras ao governo ou os recursos do pré-sal.No caso da disparada dos preços no mercado internacional, esse fundo bancaria a diferença para que a estatal mantenha o preço sem reajuste.