A Tupy, multinacional brasileira do ramo da metalurgia, comunicou ao mercado nesta sexta-feira (1º) a conclusão da aquisição das operações brasileira e portuguesa de componentes em ferro da Teksid. Segundo a companhia, o valor da transação foi de € 67,5 milhões (R$419,8 milhões, na cotação atual).
Em fato relevante , a companhia declara que assumiu as operações das fábricas da empresa no Brasil e em Portugal. A principal mudança informada é a adoção da marca catarinense Tupy.
Segundo a companhia, com a aquisição da Teksid – um dos maiores grupos de fundição de autopeças do mundo, com capacidade produtiva de 630 mil toneladas por ano – está incluso a o plano de expansão da capacidade disponível e de utilização de competências da Companhia relacionadas ao processo de usinagem nos produtos da Teksid.
Fundada em 1938, a Tupy exporta mais de 80% de sua produção, para aproximadamente 40 países. Entre os principais clientes do mercado automotivo global estão Cummins, Ford, FCA, Mercedes-Benz, Perkins, VW/Audi, Iveco, MAN, John Deere, Komatsu, Kubota e Peugeot. No Brasil, a empresa também é líder no segmento de conexões de ferro maleável.