Em negociação com o Reino Unido, o governo brasileiro visa aumento nas cotas de exportação do frango para os anos de 2021 e 2022, segundo o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin.
Em entrevista coletiva nesta quarta-feira (29), Santin diz que em um momento em que a Inglaterra enfrenta escassez de produtos, esta é a melhor contribuição que o Brasil pode dar.
As negociações em andamento são para aumentar a cota de produtos in natura em torno de 6 mil toneladas e a cota de processados em cerca de 16 mil toneladas.
O executivo afirma que sendo o maior exportador mundial de frango, de acordo com o atual sistema de cotas, o país deve vender ao Reino Unido o equivalente a 26,8 mil toneladas de carne em produtos como nuggets e hambúrgueres anualmente.
Santin disse ainda que as empresas locais estão aptas para aumentar imediatamente o fornecimento desses produtos, caso as negociações sejam bem-sucedidas. A ABPA disse que o Brasil também está tentando exportar carne suína para o Canadá.