A startup de investimento em pequenas e médias empresas que vendem em marketplaces, Merama, recebeu US$ 225 milhões (R$ 1,221 bilhão na cotação atual) em um aporte série B. A rodada foi liderada pelos fundos Softbank Latin America e Advent International, além da participação da Globo Ventures. A empresa projeta faturar US$ 250 milhões (R$ 1,356 bilhões) ainda em 2021.
O dinheiro será utilizado para financiar a estratégia de construir uma holding de marcas latino-americanas majoritariamente digitais. “Vamos usar os recursos para novas aquisições, capital de giro para as empresas parceiras e para contratar cerca de 150 pessoas até o final do ano”, diz o cofundador da Merama, Renato Andrade.
Segundo Andrade, o valuation da companhia ficou acima de US$ 800 milhões, mas ainda está abaixo de US$ 1 bilhão.
A rodada vem apenas cinco meses depois da Merama levantar US$ 160 milhões (R$ 868,2 milhões) para iniciar sua estratégia de construção de holdings. Desde então, a startup já fez 20 aquisições de marcas nos segmentos de esportes, produtos para bebês, pets, cosméticos e eletrônicos.
As 20 marcas somadas devem atingir um faturamento de mais de US$ 200 milhões (R$ 1,08 bilhão) neste ano, e a expectativa dos fundadores é dobrar essa receita nos próximos anos.