O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou, nesta terça-feira (28), que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), deve colocar em votação, nesta semana, o projeto do governo sobre o ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) de combustíveis e demonstrou alívio sobre a fala de Lira.
“Suas palavras agora pouco sobre o combustível me trouxe um pouco de alento. Realmente, eu vivo os problemas do Brasil e a grande maioria deles, a sua solução, passa pelo parlamento brasileiro. Fiquei muito feliz em ouvir dele que a Câmara deve colocar em votação nessa semana a questão dos impostos estaduais. Esperamos, não depende do Arthur Lira, depende individualmente de cada parlamentar a aprovação desse projeto que visa cumprir o dispositivo constitucional onde o ICMS deve ter um valor fixo no Brasil”, afirmou Bolsonaro.
A fala do presidente aconteceu durante evento de entrega de um conjunto residencial para famílias de baixa renda em Teotônio Vilela, em Alagoas.
O chefe do Executivo ressaltou que seu governo pegou o Brasil diante de “sérios problemas” e que gradualmente o país tem “se livrado das dificuldades”.
“Pegamos um Brasil com problemas éticos, morais e econômicos, mas, aos poucos, temos nos livrado desses problemas. É claro que a questão da pandemia atingiu o mundo todo, não só em relação às vidas que perdemos, bem como no abalo da economia. A inflação está no mundo todo”, completou o presidente.
Posicionamento de Arthur Lira
Mais cedo, o presidente da Câmara dos Deputados manifestou-se sobre o aumento de preço dos combustíveis. O deputado criticou o diretor da estatal, Cláudio Mastella, que sinalizou que os preços podem continuar subindo.
Lira afirmou que a Casa está trabalhando para tentar encontrar alternativas para o problema, que é agravado com a valorização do barril de petróleo e o aumento da cotação do dólar frente ao real. Segundo o político, possíveis soluções serão debatidas amanhã entre os líderes partidários.
“O diretor da Petrobras Cláudio Mastella diz que estuda com ‘carinho’ um aumento de preços diante desse cenário. Tenho certeza que ele é bem pago para buscar outras soluções que não o simples repasse frequente”, escreveu Lira em seu Twitter.