O presidente da Comissão de Valores Mobiliários e de Câmbios (SEC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, Gary Gensler, declarou que pretende trazer o cripto “para a estrutura de políticas públicas”, para que o rápido crescimento do setor não “comprometa a estabilidade do sistema”.
As declarações foram feitas durante uma entrevista ao vivo ao Washington Post, na terça-feira (21). A autoridade disse que está buscando garantir que o setor esteja sob os regulamentos e que atenda os objetivos de políticas.
Gensler fez referência ao seu próprio conhecimento de blockchain, quando estudou e ensinou sobre o assunto com o auxílio de cientista da computação no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).
“Ensinei esse assunto e o estudei por muitos anos no MIT, e eu realmente não teria dedicado meu tempo a isso, caso eu não acreditasse ser interessante ou inovador”, disse ele, de acordo com o Money Times. “Porém, ao mesmo tempo, não acho que a tecnologia dure muito tempo fora de uma estrutura social e de política pública”.
As atividades da SEC incluem a proteção de investidores no mercado de valores mobiliários, contudo, ele afirma que para incluir os criptos, a agência tem a necessidade adotar uma postura ampla em sua missão.
A autoridade disse que irá analisar as plataformas de cripto, pois muitos tokens possuem características de investimentos ou de valores mobiliários. “É muito provável que eles tenham, nessas plataformas, contratos ou notas de investimento em valores mobiliários ou outros que se encaixam na definição de valor mobiliário. Essas plataformas devem estar sob a supervisão da SEC”.