A Netflix, gigante dos streamings, lançou nesta terça-feira (21) seu plano gratuito no Quênia, mas apenas para usuários com dispositivos móveis com sistema Android. A estratégia faz parte do plano de expansão da companhia no mercado africano.
O novo pacote da Netflix para os quenianos não possui anúncios e está disponível para os usuários maiores de 18 anos, sem necessidade de detalhes de pagamento, como cartão de crédito e nem limite de tempo de uso da gratuidade.
Segundo o site queniano Nation Africa, a diretora de inovação de produtos da netflix, Cathy Conk, informou que é a primeira vez que a plataforma oferece uma opção gratuita.
O plano gratuito oferece 25% do catálogo da Netflix, incluindo “Blood & Water”, “’Lupin”, “Dynasty”, “Bridgerton”, “Army of the Dead”, “The Witcher”, entre outros. Além disso. os usuários podem criar até cinco perfis gratuitos, com recomendações personalizadas e controles de pais, porém, não disponibiliza algumas funções, como a de assistir filme ou série offline.
“Na Netflix, queremos que todos possam desfrutar do suspense de Blood & Water, do romance de Bridgerton e da aventura de Army of the Dead. Agora estamos dando ao público no Quênia a chance de vivenciar essas histórias por si mesmo – totalmente gratuito ”, disse ela.
No relatório do segundo trimestre de 2021, a companhia reportou que registrou 1,5 milhão de novos usuários no período, chegando a 209 milhões, entretanto, o resultado correspondeu a um crescimento mais lento. No ano passado a empresa ganhou 37 milhões de novos assinantes, alcançando 206,66 milhões de usuários.
Com a nova proposta para o Quênia, a Netflix visa expandir o acesso ao serviço. Os assinantes do pacote gratuito não serão contabilizados no total pago do relatório trimestral da empresa, segundo disse um porta-voz da empresa à Reuters.