O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Leonardo de Morais, afirmou nesta terça-feira (14) que a quinta geração de internet (5G) poderá render R$ 160 bilhões em investimentos no País nos próximos 20 anos.
Segundo o presidente da Anatel, será lançada uma iniciativa pela agência reguladora a fim de cooperar e impulsionar a instalação de antenas ao redor do País. Foi implementado em seu site uma área para divulgação de melhores práticas de implementação da infraestrutura e explicação de dúvidas de gestores públicos sobre regras de licenciamento e concessão de outorgas para antenas.
Esta atualização permite ao usuário encontrar mapas de cobertura de internet e comparativos de oferta dos serviços na sua localidade.
O sinal do 5G promete operar em faixas mais altas de frequência e precisará de mais antenas do que o 3G e o 4G e trará melhor desempenho para vários setores. A quinta geração de internet permitirá maiores avanços e proporcionará ao mercado mais ferramentas tecnológicas para ser aplicada aos produtos.