Fed pode reduzir compras de ativos neste ano

Presidente da instituição afirmou que com o avanço da economia dos EUA pode acontecer uma desaceleração na compra de ativos

O presidente do Banco Central de Nota York (Fed), John Williams, afirmou que caso a economia norte-americana continue melhorando neste ano, é adequado que o Federal Reserve comece a reduzir suas compras de ativos ainda em 2021.

“Supondo que a economia continue melhorando como eu antecipo, pode ser apropriado começar a reduzir o ritmo de compras de ativos neste ano”, disse Williams para um evento virtual organizado pela St. Lawrence University nesta quarta-feira (8).

Membros do Fed afirmaram que continuariam comprando Treasuries e títulos lastreados em hipotecas no ritmo atual de US$ 20 bilhões (R$106,35 bilhões na cotação atual) por mês até que haja um grande avanço em relação às suas metas de inflação e pleno emprego.

Williams disse que em relação à inflação o objetivo já foi alcançado , mas comentou que é necessário mais progresso no mercado de trabalho para que alcance o “progresso substancial” para a meta de pleno emprego do Fed.

“Estarei avaliando cuidadosamente os próximos dados sobre o mercado de trabalho e o que isso significa para as perspectivas econômicas e também avaliando os riscos, como os efeitos da variante Delta”, disse ele.

Durante reunião feita em julho, autoridades norte-americanas concordaram que o Fed começasse a reduzir a compra de ativos ainda neste ano. Porém, com o ayroll divulgado na última sexta (3), no qual demostrou uma desaceleração de quase 75% na recuperação de empregos, não se sabe ainda quais serão as medidas adotadas pelo Banco Central dos EUA.