Política

Apoiadores de Bolsonaro invadem Esplanada dos Ministérios

Manifestações de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro foram vistas na noite desta segunda-feira (6)

Manifestações de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro foram vistas na noite desta segunda-feira (6). Os defensores do governo Bolsonaro tomaram a Esplanada dos Ministérios e ultrapassam uma barreira que impedia o acesso de veículos.

A estratégia de segurança do governo do Distrito Federal não permitiria a entrada de veículos na Esplanada, entretanto, os policiais não conseguiram impedir a passagem de caminhões e de apoiadores que acamparam em frente a ministérios do Congresso. 

Caminhoneiros e outros manifestantes seguiram parados na altura da rodoviária, mas por volta das 20h pressionaram os policiais para atravessar a barreira e conseguiram acesso. 

Em entrevista ao O Globo, o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Julio Danilo, disse que  a Polícia Militar negociava a saída dos caminhões da Esplanada e afirmou que não houve qualquer permissão de policiais militares para que os caminhões entrassem na área.

Os manifestantes ainda, durante a invasão da Esplanada, montaram barracas ao longo do gramado, que também não é permitido pela segurança.

Conforme o Estadão, organizadores estimam atos em centenas de cidades do Brasil nesta terça-feira (7). Bolsonaro já havia dito que irá participar dos eventos em São Paulo e Brasília.

Grupos de esquerda também programaram atos em cerca de 200 municípios contra o governo. Autoridades de segurança pública criaram esquemas de policiamento para evitar embates entre os manifestantes.