Em entrevista ao TC na noite desta sexta-feira (3), o ministro da Economia, Paulo Guedes, declarou que está tentando acertar uma reforma neutra para o Brasil, acreditando não ter nem diminuído, nem aumentado muito os impostos.
Segundo o ministro, o governo acertou a dose de imposto. “A nossa expectativa é que com o tempo vai ficar claro o que nós estamos fazendo. Na medida que o país retoma o crescimento e a arrecadação sobe acima do PIB, queremos transformar esse excesso em redução de impostos. Eu estou tentando acertar uma reforma neutra, se for pra errar, eu prefiro errar para arrecadar um pouco menos”, afirmou.
Guedes também se afirmou liberal democrata, a favor do motor da economia como o setor privado e o governo como forma de reparar as arestas da economia de mercado. “Para mim, a regra é baixar os impostos das empresas, pois subiram durante 40 anos no Brasil, enquanto caíam no mundo inteiro. O Brasil gasta muito e gasta mal com privilégios, tributa muito e mal. É uma fábrica de desigualdade”, disse.