A Organização dos Países Exportadores de Petróleo e alidos (Opep+) optou por manter a meta de produção de mais 400 mil barris de petróleo por dia (BPD) neste mês de setembro, como foi antecipado pelo TC. A decisão vem em meio a um aumento nos preços do petróleo, que levaram as ações da Petrobras (PETR4) a recuarem na véspera.
O preço da commodity tem variado desde o início deste ano. “Existe um nível de volatilidade muito grande no preço do petróleo. Talvez os dois produtos mais difíceis de fazer algum tipo de previsão seja o petróleo e o dólar. Ele sofre influência de questões climáticas, geográficas; é muito difícil a gente definir com precisão o preço futuro da commodity”, disse AIlan Arbetman, analista de pesquisas da Ativa Investimentos, à Forbes.
Além disso, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez um apelo ao grupo, solicitando que ampliassem a produção para conter os preços da gasolina. Para Biden, a volatilidade da gasolina pode afetar a recuperação econômica global.
O petróleo influencia vários mercados, desde a produção de embalagens até a de energia, o valor da commodity pode pressionar os custos de diversos setores.