Na noite desta quarta-feira (18), a BP Investimentos recebeu a visita de Felipe Arslan, sócio e responsável pelos relacionamentos com investidores da Vinland Capital, que realiza gestão de multimercados e ações, com mais de R$ 4 bilhões sob gestão.
Em um bate-papo com a BP Money, Arslan comentou sobre o difícil cenário que o mercado vem passando. Questionado sobre o que fazer em meio a desaceleração econômica, ele afirmou que a melhor forma para se corrigir a alta da inflação, é trazendo juros para a um “juro real neutro”.
“O Banco Central vai precisar aumentar esse juros, acreditamos que a Selic deve chegar no final do ano em 7,5% e encerrar o ciclo de alta em 8,25% ano que vem, levando o país à um juro real neutro que é o que o Banco Central quer executar”, completou.
Arslan também citou as prováveis consequências de uma ancoragem via aperto monetário. “Com um juros mais alto, naturalmente há uma corrida da bolsa para títulos de renda fixa. Estamos vendo a bolsa caindo por dias consecutivos pois há uma saída de investidores e isso acaba prejudicando um pouco a alocação em risco”.
Já em relação ao momento em que o DI Futuro começa a precificar 10%, Arslan explicou como irá se comportar a bolsa.
“Os DI longos são mais voláteis, uma taxa de juros a 5% a bolsa parece barata mas a 9% já não parece tão barato assim. O que vai ditar o rumo é o cenário político (risco fiscal) e o tamanho da alta dos juros que o Brasil vai se acomodar. O que vem acontecendo é normal, é uma migração de risco para ativos de menor risco. Agora é ter calma para voltar a alocar risco quando mercado se acomodar”, salientou.
Atualmente, a Vinland Capital possui 6 fundos de investimento, atendendo diversos perfis de investidores, indo do investidor geral até o qualificado. A empresa prega que o capital humano, o alinhamento de interesses e ética, são a base da companhia.