Seguindo o ritmo de olimpíadas, com os corações patriotas batendo forte e as atenções voltadas para Tóquio, o Brasil conquistou mais um pódio, porém dessa vez em uma outra competição fora dos holofotes da capital japonesa.
O Brasil se consagrou tricampeão da Olimpíada Internacional de Economia (International Economics Olympiad, IEO). Além da vitória em equipe, os brasileiros trouxeram para casa quatro medalhas individuais de ouro (das cinco possíveis) e uma de prata.
A competição contou com outros 43 países aconteceu na Universidade da Letônia, em Riga. Os Estados Unidos e Canadá ficaram com a segunda e a terceira colocação, respectivamente e contaram com a participação de mais de 200 estudantes do ensino médio.
“Nós temos consciência de que é importante ter um bom desempenho ao longo das provas, de maneira consistente. Buscamos refletir isso tanto no treinamento dos estudantes quanto na própria estrutura da Olimpíada Brasileira de Economia”, afirma Rafael Carlini, um dos líderes do time, medalhista de ouro em 2018.