Recentemente, a Amazon dobrou a aposta sobre o varejo digital, com a necessidade de inovação na operação da empresa que pode explicar, em partes, o recente acordo de US$ 150 milhões (cerca de R$ 784,5 milhões) entre a gigante do e-commerce com a plataforma de caminhões autônoma PlusDrive.
A parceria entre as empresas, que primeiro veio a público por meio de um documento enviado à Securities and Exchange Commission, órgão equivalente à CVM que regula o mercado de capitais norte-americano, pela PlusDrive, prevê que a varejista adquira 1.000 unidades do Plus Retrofit, um software de inteligência artificial que automatiza a direção dos caminhões.
Mesmo que ainda seja necessário no caminhão um motorista humano dentro, para supervisionar o sistema e intervir se algo for além das capacidades de correção do sistema, o investimento da Amazon e a implementação da tecnologia é um marco revolucionário para o transporte rodoviário e o setor dos veículos autônomos, considerada a área com maior potencial da indústria automotiva no geral.
Segundo o documento enviado à SEC, além da compra da tecnologia, existe uma possibilidade de a Amazon comprar 20% da PlusDrive. Para a Forbes o negócio pode ser avaliado na casa dos US$ 500 milhões. O fato ratifica que a Amazon vê na PlusDrive como um direcionamento de revolução e automatização da logística.
No mercado de automação, a PlusDrive não foi apenas o único investimento da Amazon. A Aurora Inovation, Rivian, Zoox e Lion Eletric são algumas empresas que a Amazon aportou, no total, algumas centenas de milhões de dólares. Com o objetivo de despontar como a grande player que automatizou de vez a logística do e-commerce.