O mercado de marcas vem crescendo cada vez mais, evidenciando uma concorrência que se acirra e com isso as empresas devem encontrar um jeito de se destacar no mar de possibilidades que os consumidores se encontram na hora do consumo.
Algumas empresas já entenderam que uma relação direta com os consumidores vem ganhando a preferência do público por tornar mais humano um vínculo que, antes, seria puramente comercial. Dessa forma, as companhias que adotaram o comportamento de uma empresa de mídia estão obtendo sucesso como solução para ganhar relevância com seu público.
Tomando como exemplo a Amazon, a parte do negócio da multinacional que mais cresce não tem a ver com varejo nem com os serviços de computação na nuvem da AWS, e sim em um conjunto de tecnologias capaz de comprar e vender mídia, sendo elas: otimizar; gerar relatórios analíticos; construir audiências; gerenciar inventário e faturamento; até mesmo criar peças digitais de forma dinâmica e automatizada.
Por aqui, no Brasil, pode-se observar um movimento semelhante, liderado pelo Magalu. Visando aprofundar na área de conteúdo, a companhia recentemente comprou três hubs de conteúdo – Canaltech, Steal the Look e Jovem Nerd.
Magalu entendeu que o sucesso de seu negócio cada vez mais passa por comportar-se como uma empresa de mídia, pois para vender mais, é preciso ter mais audiência. É através dos portais de conteúdo que a multinacional vinculam caminhos ao seu e-comerce.
Segundo Leonardo Corrêa, gerente de publicidade da empresa, a ideia é monetizar a audiência, ele aponta que o site Canaltech recebe 25 milhões de visitantes únicos por mês. Já o canal do YouTube do Jovem Nerd contabiliza mais de 1 bilhão de visualizações desde sua criação. “No segmento de tecnologia, com esses dois novos portais, nosso alcance foi multiplicado por dez vezes”, Corrêa finaliza.
Atualmente a Magazine Luiza conta com mais de 500 profissionais reunidos no Luizalabs, área de inovação e tecnologia.