O Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgou nesta terça-feira (27) o relatório Panorama Econômico Mundial que aponta uma previsão de crescimento da economia do Brasil em 2021.
A expectativa é de um aumento de 5,3% do Produto Iterno Bruto (PIB) da país, simbolizando uma alta de 1,6 ponto percentual quando comparado aos 3,7% previstos no mês de abril.
O otimismo, no entanto, só perdura para este ano. Em 2022 o FMI cortou sua previsão de crescimento em 0,7 ponto porcentual, para 1,9%, sendo as duas estimativas as mais próximas do mercado financeiro.
Segundo o último Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central na última segunda-feira (26), a mediana das previsões dos analistas para a expansão do PIB foi de 5,29% para este ano e de 2,1% no próximo.
“Parte da razão pela qual nós temos uma redução para o próximo ano é porque estamos antecipando essa recuperação para 2021”, disse Gita Gopinath, economista-chefe do FMI. De acordo com a economista, a recuperação do Brasil tem sido mais rápida do que o esperado.