A Burger King, rede de fast food, tem trabalhado na tecnologia de dados para entender o desejo de cada cliente, assim agradando e incentivando o consumo de seus produtos.
De acordo com a Exame, uma das estratégias adotadas desde 2017 pela empresa é o sistema integrado de delivery que permite o cliente escolher sua plataforma preferida para compras, podendo ser seu próprio aplicativo ou de parceiros como iFood e Rappi.
O Burger King por meio do seu app consegue gerar mais comodidade aos clientes, porém é através desse meio que a empresa entende o perfil do usuário, descobre preferências, sugere promoções e envia comunicados personalizados.
A rede de restaurantes tem como objetivo ainda intensificar os pontos de contatos e aumentar a automatização em seus pontos de venda, colocando mais totens de autoatendimento, a modalidade já representa 15% das vendas em lojas . Ao realizar um pedido, o cliente insere seu CPF e passa a ser identificado.
Para incentivar que seu público passasse a se identificar no momento da compra, o BK investiu no programa de fidelidade, assim adquirindo em quatro meses 1 milhão de clientes cadastrados.
Com todos os dados de seus clientes, o Burger King faz uma análise de comportamento baseada na frequência, recência e valor. Com a estratégia a companhia aumenta suas vendas entre 10% a 12% ao enviar ofertas e preços customizados especialmente para aqueles que não estavam presentes nas métricas de relacionamento.