Operadora Oi estuda captação no mercado de dívida para refinanciar debêntures

Nesta quarta-feira (14) a operadora Oi (OIBR3/OIBR4) emitiu comunicado aos acionistas e ao mercado em geral afirmando que estuda a possibilidade de fazer uma nova rodada de captação de recursos no mercado doméstico ou internacional de capitais de dívida.

Segundo a empresa, os novos recursos poderão ser utilizados para refinanciar as debêntures emitidas pela Oi tendo vencimento em janeiro de 2022.

Após o divulgamento da notícia, por volta das 11h30, os papéis ordinários da operadora subiam 1,89%, negociados a R$ 1,62. O Ibovespa tinha uma alta de 0,19%, a 128,2 mil pontos.

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro informou que o juiz responsável pela recuperação judicial da Oi homologou oferta do BTG Pactual (BPAC11) e Globenet Cabos Submarinos para compra de 51% da empresa de fibra ótica do grupo de telecomunicações no valor de R$ 12,9 bilhões.

A operadora afirma que o movimento está em linha com a estratégia de financiamento aprovada no aditamento ao Plano de Recuperação Judicial, aprovado em setembro do ano passado.

Esta é a segunda debênture feita pela empresa no ano de 2021, sendo a primeira em fevereiro e a segunda em abril.

A maior parte das companhias em situações delicadas similares podem reduzir suas dívidas e enxugar as operações em prol da própria sobrevivência. A Oi optou por focar em fibra ótica, o que implica necessariamente em massivos investimentos.