BNDES aprova R$1,6 bi em financiamento para 10 parques eólicos

As novas usinas devem iniciar as operações em 2022

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)  informou nessa quinta-feira (15) que vai liberar R$ 1,6 bilhão para realizar a implantação de dez parques eólicos, com 409,20 MW de capacidade, da VTRM Energia Participações, joint venture entre a Votorantim Energia e o fundo canadense CPP Investments. As informações são da Reuters.

As novas usinas, que devem iniciar as operações ano que vem, fazem parte dos Complexos Eólicos Ventos do Piauí II e III, nos municípios de Betânia do Piauí, Curral Novo do Piauí, Paulistana, no Piauí, e Araripina e Ouricuri, em Pernambuco.

O recurso vai ser direcionado a 10 sociedades de propósitos específicos (SPEs) pertencentes à VTRM Energia Participações.

“O apoio à expansão das energias renováveis no Brasil continua sendo uma estratégia de atuação do BNDES, permitindo maior desenvolvimento do mercado livre e propiciando que os investidores de ativos sustentáveis possam estabelecer parcerias comerciais com consumidores comprometidos com a agenda ESG”, explicou Carla Primavera, superintendente de Energia do BNDES.

Cada complexo eólico vai estar ligado ao Sistema Interligado Nacional (SIN) por meio de uma linha de transmissão até a subestação Curral Novo do Piauí II, que já está operacional.