O Santander anunciou nesta quarta-feira (14) que vai assumir o controle da Solution4Fleet, empresa especializada que fornece soluções para a locação e assinatura de veículos. Ao mesmo tempo, a Webmotors – controlada do Santander- também anunciou a aquisição da Car10, marketplace de serviços automotivos.
Segundo o banco, os novos negócios serão integrados às plataformas Santander Financiamentos e Webmotors e vão permitir que o banco amplie a oferta de serviços aos clientes na área automotiva.
A Solution4Fleet é especializada na estruturação de negócios de locação e de assinatura de veículos -modalidade de aluguel de longo prazo para pessoa física. As soluções oferecidas pela empresa incluem sistema de gestão de frota, manutenção assistida, assistência 24 horas e conserto, gestão de multas, entre outros serviços. Já a Car10 atua como um marketplace que reúne mais de 8.000 oficinas e serviços automotivos, como funilaria, higienização, assistência emergencial, entre outros.
Segundo André Novaes, diretor da Santander Financiamentos, as aquisições também tentam antecipar um movimento de mercado.
“Um dos mercados que mais tem crescido é o de assinatura do automóvel, por exemplo. É um conceito que vemos bastante crescer fortemente em outros países, e acreditamos que podemos ajudar esse mercado a se desenvolver no país”, afirmou.
“As novas gerações têm trazido um menos o conceito de propriedade e começa a ir para o caminho de pagar pelo uso. É uma tendência que tem crescido muito no Brasil e é nisso que queremos estar presentes, ajudando a desenvolver. É um mercado que corre em paralelo até ao próprio financiamento. E mesmo que o mercado vá para esse lado, já estamos posicionados”, completou Novaes.
Para Eduardo Jurcevic, presidente da Webmotors, o movimento também vai em linha à maior digitalização vista no setor. “Temos uma evolução do consumidor, que cada vez mais busca isso [nos meios digitais]. Vimos a necessidade de construir toda essa estratégia no aplicativo”, disse Jurcevic.
Ambas as transações ainda dependem da aprovação das autoridades, como o Banco Central. Uma vez concluídas as operações, o Santander assumirá participações majoritárias de 80% na Solution4Fleet e de 66,7% na Car10.