Cristiano Ronaldo é um exímio atacante e coleciona diversos prêmios de artilharia ao longo da sua carreira. No entanto, ao se tornar o principal goleador da Eurocopa 2020, vencida pela Itália neste domingo (11), o português recebeu a premiação um tanto quanto diferente. O gajo se tornou o primeiro jogador da história da competição a ganhar a premiação baseada em blockchain.
Com o patrocínio da AliPay, o prêmio inclui um token não-fungível, ou NFT, baseado no blockchain AntChain, desenvolvido e utilizado pela empresa chinesa.
Cristiano também recebeu um troféu físico, no qual foi incluído um código hash com o endereço do token, que registra em blockchain, de forma permanente e imutável, as informações da premiação e os lances dos gols.
O tcheco Patrik Schick, vice-artilheiro, e o francês Karim Benzema, que fechou o top-3 de goleadores, também ganharam trofeus e NFTs.
“Tal como utilizamos a tecnologia blockchain para preservar permanentemente os momentos de gols maravilhosos de artilheiros como ele, também continuaremos a trabalhar com a Uefa para explorar soluções digitais inovadoras que melhoram a experiência dos fãs de futebol”, disse Eric Jing, presidente e CEO do Ant Group, que apresentou os troféus de artilheiro, segundo a Exame.
O acordo entre AntChain e a Uefa foi de cinco anos e tem como objetivo explorar o uso da tecnologia blockchain e acelerar a transformação digital na indústria do futebol e melhorar a experiência dos torcedores ao redor do mundo.