IBGE prevê safra recorde de 258,5 milhões de toneladas em 2021

Pesquisa do IBGE aponta safra agrícola com alcance recorde de 258,5 milhões de toneladas em 2021.

IBGE prevê safra recorde de 258
Foto Antonio Costa

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta quinta-feira (8), a projeção de junho sobre o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), é de que a safra agrícola alcance o recorde de 258,5 milhões de toneladas em 2021.

O valor é 1,7% superior comparado ao ano de 2020. O levantamento de LSPA aponta que a área a ser colhida aumentou 4% (correspondendo a 2,6 milhões de hectares) em relação a 2020, para 68,1 milhões de hectares.

Segundo o IBGE, houve queda na estimativa mensal, pelo terceiro mês consecutivo. Apesar dessa retração em relação à estimativa de maio, a produção deste ano deve ser 1,7% superior à de 2020, que alcançou 254,1 milhões de toneladas.

O arroz, o milho e a soja são os três principais produtos deste grupo, que, somados, representam 92,6% da estimativa da produção e respondem por 87,9% da área a ser colhida.

A safra do arroz deve chegar a 11,2 milhões de toneladas em 2021; a soja, cultura com maior participação na produção total de grãos, deve alcançar outro recorde este ano, com 133,3 milhões de toneladas. As pesquisas ainda apontam o trigo como a cultura que obteve maior crescimento, cuja produção deve chegar a 7,9 milhões de toneladas.

Entre as unidades da Federação, o Mato Grosso lidera, com uma participação de 27,4% na produção total do país, seguido pelo Paraná (14,7%), Rio Grande do Sul (14,2%), Goiás (9,2%), Mato Grosso do Sul (8,2%) e Minas Gerais (6,3%), que, somados, representaram 80% do total nacional.