O Hospital Mater Dei comunicou nesta terça-feira (6) que o seu conselho de administração aprovou a compra do Grupo Porto Dias em uma transação no valor de R$ 800 milhões. A nova aquisição da companhia é a maior rede de hospitais da região Norte do Brasil.
A companhia irá adquirir 70% de participação do Grupo, e emitirá 27,27 milhões de papéis como parte do pagamento, cerca de 7,1% do capital social total da companhia.
Com sede em Belém, capital do Pará, o grupo é formado por dois hospitais com um total de 592 leitos. Um deles, o Porto Quality, está previsto para começar a operar ainda este ano. O Porto Dias tem ainda duas clínicas de exames de imagem e uma distribuidora de materiais e medicamentos.
De acordo com o Brazil Journal, o acordo prevê direitos de compra e de venda dos 30% restantes daqui a cinco anos a um desconto de 20% do múltiplo que a Rede estiver negociando na época.
Vale salientar que a família Porto Dias continuará à frente da gestão do hospital e ganhará um assento no conselho da Mater Dei.
Com a transação, o número de leitos do Mater Dei deve dobrar. Além disso, seu Ebitda consolidado deverá aumentar em mais de 50% no próximo ano, incluindo as sinergias do negócio.