Política

Operação Daemon: PF apura quadrilha suspeita de desviar milhões em criptomoeda

Os investigados controlavam três corretoras de criptomoedas e conseguiam atrair clientes através de estratégias de marketing.

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta segunda-feira (5), a Operação Daemon que tem como objetivo que apurar a prática de crimes falimentares – meio pelo qual os credores buscam créditos recuperados – de estelionato, lavagem de dinheiro, organização criminosa, além de delitos contra a economia popular e o sistema financeiro nacional. O foco é apreender uma quadrilha suspeoita de desviar milhões de reais em negociações fraudulentas de criptomoedas.

Em Curitiba e Região Metropolitana, cerca de 90 policiais federais cumprem um mandado de prisão preventiva, 4 de prisão temporária e 22 de busca e apreensão, todos expedidos pela 23ª Vara Federal de Curitiba (PR). 

Também foi decretado o sequestro de imóveis e bloqueio de valores. 

Apesar da notícia ter sido divulgada hoje, a polícia já estuda esse caso há dois anos. Em 2019, após possíveis vítimas terem denunciado o ocorrido, as investiogações foram instauradas pela Polícia Civil do Paraná.

Os investigados controlavam três corretoras de criptomoedas e conseguiam atrair clientes através de estratégias de marketing. Com isso, os investidores acabavam investindo os próprios recursos nas plataformas do grupo empresarial.