A Petrobras (PETR3;PETR4) comunicou ao mercado na manhã desta segunda-feira (14), que até o momento não houve decisão da Diretoria Executiva ou do Conselho de Administração em relação ao desinvestimento ou aumento de participação na Braskem (BRKM5).
De acordo com a Petrobras, o processo de due diligence, atualmente em andamento, representa somente uma etapa essencial para a análise e, possivelmente, para o exercício do tag along ou do direito de preferência, caso ocorra a venda das ações detidas pela Novonor na empresa. No entanto, esta ação está sujeita às regras estipuladas no acordo de acionistas assinado entre a Petrobras e a Novonor.
“Nesse sentido, a companhia esclarece que decisões sobre aquisições e desinvestimentos são pautadas em análises criteriosas e estudos técnicos, em observância às práticas de governança e os procedimentos internos aplicáveis”, afirma a Petrobras, em comunicado ao mercado.
Petrobras pode subir gasolina e diesel nos próximos dias
Conforme reportado pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, as distribuidoras têm antecipações de que a Petrobras irá implementar um aumento nos preços dos combustíveis na semana seguinte.
A Agência Nacional de Petróleo (ANP) já destacou sua preocupação em relação à disparidade existente, com a gasolina apresentando uma defasagem de 26% em relação aos preços internacionais do petróleo. No caso do diesel, essa discrepância chega a 30%. Como resultado, diversos postos de gasolina já começaram a adotar restrições na oferta.
De acordo com as informações, Jean Paul Prates, presidente da Petrobras, está ciente da situação e encontra-se em discussões a respeito da viabilidade de uma elevação nos preços dos combustíveis. Apesar disso, a elevação da gasolina e do diesel não seria para acabar com a defasagem e ocorreria aos poucos, diz a coluna.
Prates exalta papel da Petrobras
O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, se manifestou nas redes sociais, neste sábado, destacando a contribuição da companhia no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), ressaltando o “senso de responsabilidade, de dever, como empresa estatal, de ser parceira do Brasil”.
Nesse sentido, Prates postou sua declaração na rede social X (antigo Twitter) no fim da manhã de deste sábado, com a celebração: “Lula voltou. O PAC voltou. O Brasil voltou!”
Desse modo, a Petrobras é uma companhia de economia mista com papéis listados em Bolsa, uma das principais fontes de recursos do programa, com R$ 323 bilhões previstos em 47 projetos, segundo Prates. Os projetos da companhia integram o montante de investimentos de estatais no novo PAC, um total de R$ 343 bilhões.
A maior parcela dos empreendimentos da Petrobras no PAC está relacionada com a exploração e produção de petróleo e gás. No entanto, a lista de projetos também inclui a ampliação da capacidade de processamento da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), bem como iniciativas para otimizar o escoamento do gás gerado na Bacia de Santos.