A Embraer (EMBR3) divulgou ao mercado na noite desta quinta-feira (3), os dados operacionais do segundo trimestre de 2023 (2T23). A companhia entregou nesse período 47 jatos, do total, 17 são comerciais e 30 executivos, afirmou a empresa de aviação.
Desse modo, a Embraer acumula um total de 62 aeronaves entregues (24 comerciais e 38 executivas). O volume total de entregas cresceu 47% na comparação com o segundo trimestre de 2022 e 35% na comparação com o primeiro semestre do ano passado.
Na categoria da aviação comercial, houve um aumento notável de 55%. No segmento da aviação executiva, o crescimento também se destacou, atingindo 43%.
Dentro da esfera da aviação comercial, a Embraer destacou que a American Airlines firmou um contrato para a compra de sete novos jatos E175, que serão operados por sua subsidiária Envoy Air.
Além disso, a Binter realizou uma encomenda para aquisição de seis E195-E2, enquanto a SKS Airways, da Malásia, finalizou um acordo para incorporar 10 jatos E195-E2 em sua frota.
Contratos da Embraer no 2T23
Na aviação executiva, a NetJets estabeleceu um novo contrato com a Embraer para adquirir até 250 opções de jatos Praetor 500, gerando um negócio avaliado em mais de US$ 5 bilhões. A previsão é que as entregas começam a partir de 2025.
No setor de Aviação Comercial, a American Airlines confirmou a compra de sete novos jatos E175, destinados à operação sob sua subsidiária, a Envoy Air. Essa aquisição elevará a frota de E-Jets da Envoy Air para 141 aeronaves até o final de 2024.
A Embraer também recebeu uma encomenda firme da Binter para a compra de seis aeronaves E195-E2. Com a conclusão das entregas, a frota da companhia aérea das Ilhas Canárias aumentará para 16 jatos E2. Assim que todas as condições contratuais forem cumpridas, essa solicitação será incluída na lista de pedidos firmes da Embraer.
No contexto da Aviação Comercial, a SKS Airways, baseada na Malásia, consolidou um acordo para incorporar dez jatos E195-E2 à sua frota. Além disso, a empresa aderiu ao Programa Pool, assegurando suporte às aeronaves destinadas a operações no Sudeste Asiático. No mesmo segmento, a Scoot, subsidiária de baixo custo da Singapore Airlines, está ampliando sua frota com a inclusão de nove E190-E2.
A Royal Jordanian Airlines também estabeleceu um contrato para integrar oito jatos E190-E2 e E195-E2 em suas operações, com as entregas previstas para iniciar no quarto trimestre de 2023. Importante ressaltar que esses três acordos foram formalizados com a empresa de leasing Azorra.
Por fim, quatro aeronaves E175 entraram em operação na Star Air, uma companhia aérea da Índia que já possui aeronaves da Embraer em sua frota. Além disso, a companhia indiana expandiu seu contrato do Programa Pool para abranger os recém-adicionados jatos E175 em sua frota.