Sob um novo governo, surgem desafios tanto antigos quanto novos. Entre esses desafios, destaca-se o fomento à infraestrutura, onde o BNDES detém o papel de financiar os projetos, e sobretudo, impulsionar o acesso das empresas via mercado de capitais. Sendo assim, no painel “Investimento em infraestrutura e o papel do BNDES no mercado de capitais”, a Natália Dias, Diretora de Mercado de Capitais e Finanças Sustentáveis no BNDES, avalia o papel do banco e as perspectivas a longo prazo.
Em linhas gerais, a diretora do banco abriu o painel no ANBIMA Summit 2023,destacando que o BNDES é um banco que privilegia o desenvolvimento sustentável do País, nesse sentido, Natalia ressalta que, a primeira orientação que a nova diretoria do BNDES, desde janeiro, recebeu como primeira orientação, retomar o papel do banco não só como financiador mas como apoiar o financiamento sustentável. “É uma tônica que temos como norte no banco”, destaca Natália.
Em relação à atuação do BNDES no mercado de capitais, a diretora do mercado de capitais ressaltou que se dá em duas frentes, entre elas estão a carteira variável e o mercado de renda fixa. “A carteira variável, podemos dizer que, é um ponto de infecção na nova gestão do banco, portanto, estamos revendo as políticas desta linha do mercado”, ressaltou.
Nesse sentido, Natália afirmou que, a equipe da diretoria do banco e seus membros, estão entrevistando investidores para compreender as lacunas que necessitam de atenção para serem desenvolvidas.
No mercado de renda fixa, Natália destaca que houve uma forte retomada das emissões, com a participação do BNDES em algumas delas. “Temos um papel, onde ancoramos as maiores emissões de debêntures no setor de saneamento, nossa participação foi importante, porque atuamos desde o início do projeto e agora estamos viabilizando as debêntures, em um momento delicado do mercado, com Americanas (AMER3) e Light (LIGT3).
Atuação do BNDES
Natália enfatizou durante sua participação no painel do ANBIMA Summit 2023, que o papel do banco não é competição no mercado, e sim uma atuação complementar. “É importante ter em mente, que a atuação do banco é muito focada em debêntures, e não a competição”.
“Estou interessada em entender qual tipo de apoio que precisamos atuar no mercado. No Brasil, temos uma cultura muito grande de crédito, a ambição que temos que ter coletivamente é como crescemos o bolo do mercado”, acrescentou Natália.
Novo governo
Por fim, Natália ressaltou que, esta é a primeira vez na história do País, que vemos um governo comprometido com a agenda de sustentabilidade. “No Brasil, estamos vivendo um momento histórico onde temos vantagens comparativas que podem se tornar vantagens competitivas”, afirmou.
“Somos o quinto maior emissor de gás estufa, temos a maior biodiversidade do mundo, esses aspectos colocam o Brasil em um patamar ambicioso e ousado, sendo assim, precisamos entregar e desenvolver um planejamento muito focado para atrair investimentos”, finalizou Natália.
Anbima Summit
O ANBIMA Summit 2023 abriu oficialmente o primeiro dia de evento nesta quarta-feira (17), na Oca do Ibirapuera, em São Paulo, com discussões sobre o futuro da indústria de investimentos, as transformações trazidas pela inteligência artificial, o avanço da tokenização, as mudanças no comportamento do investidor e muitos outros assuntos.
Nesta quarta, o evento abordará o caminho para o desenvolvimento do mercado financeiro no Brasil, com a democratização dos investimentos e a chegada do Drex (Real Digital). O futuro do mundo e as grandes transformações que estão por vir, também serão debatidos nos painéis.