Mercado

Expert XP: gestores estão de olho no setor de tecnologia

Profissionais com larga experiência no mercado enxergam na área grandes oportunidades

O setor de tecnologia é a bola da vez entre os investidores brasileiros. Gestores com larga experiência no mercado local enxergam na área grandes oportunidades. O assunto foi debatido neste sábado (2), no palco da Expert XP, no painel que abordou as oportunidades e desafios em Venture Capital e Private Equity.

O sócio-diretor na Headline, Romero Rodrigues, avalia que atualmente o poder de atração de companhias que trabalham com uma base tecnológica forte é muito grande no Brasil e cita um caso de sucesso.

“A Pismo, que foi investida em 2016, foi adquirida pela Visa por 1 bilhão de dólares. Você só consegue atingir esse crescimento com uma base tecnológica forte”, destacou.

A visão é corroborada pela managing partner da Crescera Capital, Priscila Rodrigues. Além da tecnologia, ela destaca outras áreas que merecem atenção do investidor.

“Acreditamos muito na especialização setorial. Temos um foco muito grande no setor de educação, onde estamos muito ativos, gostamos e conhecemos muito. Acreditamos que o setor de saúde tem muita ineficiência, muito gasto além do necessário e muito potencial”, avaliou. Rodrigues também citou os setores de consumo e serviços, que segundo ela, tem muito potencial de crescimento.

Desafios

Apesar de uma melhora no cenário macroeconômico brasileiro, os gestores analisam que o momento ainda é de grandes desafios para os investidores no País.

Apesar das dificuldades, o sócio e head de Private Equity da XP Inc. (XPBR31), Chu Kong, fez uma analogia, dizendo que é preciso “surfar conforme a onda”, para aproveitar os momentos de volatilidade do mercado.

“As conjunturas de contexto macro não afetam bastante a gente. Temos a ideia de que nos momentos ruins nós compramos e em momentos bons nós vendemos”, resumiu.

“Se o cenário macro ajuda, se tem um crescimento de PIB muito forte, por exemplo, isso é um vento de calda. Em momento ruins, a estratégia de desinvestimentos são analisadas com cautela”, disse Priscila Rodrigues.

Para Romero Rodrigues, o momento também abre oportunidades. Ele avalia que o momento é de pouca liquidez, e ficou muito mais difícil para uma startup levantar dinheiro. Mas ele pondera que aquelas companhias que ainda assim conseguem captar recursos podem levar vantagem.

“As startups que conseguem levantar nesse cenário, tem muito mais chance de crescer. Por falta de concorrência, ela tem 100% do dinheiro e a chance de sucesso é muito maior. Não é à toa que, grandes empresas no mercado hoje, foram assim. É um momento onde se cria safras muito grandes”, afirmou.

Expert XP

A primeira edição da Expert XP aconteceu em 2011, especialmente para os assessores de investimentos da XP. Em 2017, o evento abriu as portas ao público geral, com o intuito de alcançar a vida dos brasileiros por meio da educação financeira. Em 2019, na última edição presencial, tornou-se o maior festival de investimentos do mundo, com mais de 30 mil pessoas presentes.