A Unigel retomou a produção de fertilizantes na fábrica de Laranjeiras (SE). O anúncio foi feito pelo governo do estado na última quinta-feira (31). Há algumas semanas, a empresa comunicou que a unidade seria reaberta somente em setembro.
A fábrica estava com as atividades suspensas desde abril, por conta do preço do gás natural, principal matéria-prima utilizada.
Em comunicado emitido no mês passado, Roberto Noronha Santos, CEO da Unigel, informou que a movimentação acontece após discreta melhoria do ciclo petroquímico como um todo. “O cenário da indústria química ainda se mostra desafiador, mas nós entendemos que é um momento de retomar as atividades de forma gradual e responsável. Prevemos um aumento da demanda de ureia até o final do ano em razão da próxima safra de inverno”, explica Roberto.
Enquanto isso, a unidade em Camaçari (BA) – inativa desde junho – continua sem previsão de retomada das atividades. Uma fonte informou ao BP Money que não houve avanço nas negociações para que a Petrobras (PETR4) assuma a operação da fábrica.
Conforme a fonte, a empresa apresentou uma proposta de lay off aos trabalhadores e o Sindiquímica – entidade que representa a categoria – fez uma contraproposta que está sendo analisada.
Os funcionários temem que a empresa promova demissões em massa caso o impasse com a Petrobras continue.
Petrobras: diretor indica avanço de conversas com Unigel
No início de agosto, o diretor de Processos Industriais e Produtos da Petrobras, William França, indicou que o avanço das conversas para uma parceria com a Unigel e a consequente retomada da produção das fábricas da companhia na Bahia e em Sergipe.
“Diante da nova disponibilidade para analisar a questão dos fertilizantes, estamos negociando para juntar esforços com eles”, afirmou França na última sexta-feira (4), durante apresentação dos resultados da companhia.
As fábricas de fertilizantes da Petrobras em Camaçari e Laranjeiras foram arrendadas à Unigel durante o governo de Jair Bolsonaro, em contratos de dez anos. A administração anterior da companhia havia decidido deixar o segmento.