O Cristo Redentor será iluminado com azul e amarelo entre 18h e 19h desta segunda-feira (2), cores da Semana Mundial do Investidor (WIW 2023), campanha global de educação financeira organizada pela Organização Internacional das Comissões de Valores Mobiliários (IOSCO), e que conta com coordenação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) no Brasil.
No dia 3/10, às 6h30, o Presidente da CVM, João Pedro Nascimento, fará a abertura da cerimônia no Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor para lançar a WIW nas Américas. A realização deste encontro conta com apoio da B3 e com a participação de membros do regulador do Uruguai.
“A educação financeira é um instrumento de inclusão social. Contar com o apoio do Santuário Cristo Redentor na realização deste evento inédito será de grande importância para a sociedade e para o Mercado de Capitais. Juntos, teremos a oportunidades de conscientizar um número amplo de cidadãos a respeito da relevância da educação financeira e demonstrar, na prática, que o Mercado de Capitais é ferramenta para o desenvolvimento de políticas públicas, em especial, aquelas de cunho econômico e social”, comentou João Pedro Nascimento, presidente da CVM.
“A Semana do Investidor é uma importante iniciativa em nível global que provoca a reflexão sobre a importância da organização financeira para o bem-estar da sociedade. Seja gerindo melhor as finanças pessoais do dia a dia ou investindo para objetivos de longo prazo, a educação financeira é a chave para transformar sonhos em realidade, e a B3 se orgulha imensamente em poder fazer parte dessa agenda. Por meio da produção de conteúdo próprio em diversas plataformas e da colaboração com participantes de mercado, temos o potencial de transformar a vida de milhões de brasileiros tornando a informação sobre finanças mais acessível e democrática”, afirma Juca Andrade, Vice-Presidente de Relacionamento com Clientes da B3.
Programação WIW 2023
Além da ação no Cristo Redentor, diversas iniciativas farão parte da Semana Mundial do Investidor. Ainda no dia 3/10, a CVM realizará palestras com S&P Dow Jones Indices, para falar sobre finanças sustentáveis e os impactos das alterações climáticas no mundo (inscrições aqui), e com a Associação Brasileira dos Assessores de Investimentos (ABAAI), para discutir os impactos das Resoluções CVM 178 e 179 (nova regra para assessores de investimento) para o investidor do varejo (inscrições aqui).
Já em 6/10, o webinar global sobre desafios para a educação e proteção dos investidores no contexto da digitalização fará parte da programação. Com moderação da CVM, o evento contará com palestrantes da Australian Securities and Investments Commission (ASIC – regulador da Austrália), University of Manchester (Reino Unido) e International Ethics Standards Board for Accountants (IESBA – EUA), além de Daniel Maeda, Superintendente de Supervisão de Investidores Institucionais da CVM.
Day trade em pauta
A CVM ainda lançará durante a WIW também série educacional sobre Day Trade. Os vídeos abordam o Day Trade como complementação de renda e os riscos associados a este tipo de operação.