O Itaú BBA (ITUB4) elevou a recomendação do Bradesco (BBDC4) e Santander Brasil (SANB11) de venda para neutra. Em relatório, os analistas do banco escreveram que as duas instituições financeiras estão “saindo de um buraco profundo em direção à luz”.
Segundo o BB, o setor bancário tem apresentado “tendências de lucros dispersas”, mas ainda apresenta expectativas positivas de retomadas de negócios. “Os valuations pouco esticados em todo o setor refletem esse ambiente”, escreveu.
O banco considera que, com níveis de juros mais baixos, seja possível acelerar o crescimento da carteira de empréstimos e as margens financeiras líquidas.
Apesar disso, o Itaú BBA também pontua que existe mais custo de risco no segmento corporativo do que no varejo nesse momento.
“Pode ser cedo, mas certamente parece ser uma oportunidade para investidores de médio prazo adicionarem posições. Até o próximo ano, esperamos que as peças tenham se estabilizado e que os lucros em crescimento voltem a impulsionar os preços das ações”, disse.
A expectativa do Itaú BBA é que todos os bancos sob sua cobertura apresentem melhores resultados em 2024.
Itaú BBA (ITUB4) recomenda compra de duas seguradoras
O Itaú BBA (ITUB4) também recomendou a compra das ações da Caixa Seguridade (CXSE3) e do BB Seguridade (BBSE3). Em relatório, o banco justificou que ambas seguradoras têm distribuído dividendos estáveis e generosos.
Além disso, o Itaú BBA destacou o crescimento dos lucros e avaliações atraentes, com o múltiplo preço em relação ao lucro (P/L) para 2024 entre 8 e 9 vezes.
Na visão dos analistas da casa, tanto a Caixa Seguridade quanto o BB Seguridade estão estrategicamente posicionadas para se beneficiar da expansão de crédito da controladora e são importantes para o fluxo de dividendos para seus controladores.
Em documento, o BBA ainda reforçou que não há risco relacionado aos JCP (Juros sobre o Capital Próprio) nestes nomes.
Além de recomendar a compra, o Itaú BBA estipulou um preço-alvo de R$ 15,10 para as ações CXSE3 e de R$ 42,00 para BBSE3.