A montadora chinesa de carros eletrificados BYD realizou uma grande cerimônia nesta segunda-feira (9) para lançar a pedra fundamental de sua fábrica que será instalada em Camaçari, município da Região Metropolitana de Salvador (RMS).
O evento contou com a presença de autoridades políticas como o vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio Geraldo Alckmin, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, o governador da Bahia Jerônimo Rodrigues
os senadores Otto Alencar e Angelo Coronel, além de deputados federais, estaduais e chefes de secretarias do governo baiano. O evento também contou com a participação dos líderes globais da BYD, Wang Chuanfu e Stella Li.
A fábrica contará com investimento inicial de R$ 3 bilhões e tem a expectativa de gerar 5 mil empregos diretos e indiretos já na primeira fase de sua implantação.
A montadora também vai estabelecer um centro de pesquisa e desenvolvimento na região, com o objetivo de transformá-la em um polo de tecnologia, referido como o ‘Vale do Silício brasileiro’.