Mercado

Embraer (EMBR3): entregas crescem 30% no 3T23

O desempenho da companhia foi impulsionado principalmente pelo salto de 50% nas entregas de aviões comerciais

Ao todo, ao longo do terceiro trimestre de 2023 (3T23), a Embraer (EMBR3) entregou 43 aeronaves, que significa um aumento de 30% sobre o mesmo período do ano passado, quando a empresa despachou 33 aparelhos.

O desempenho da companhia foi impulsionado principalmente pelo salto de 50% nas entregas de aviões comerciais, que subiram de 10 para 15 unidades na comparação.

No setor de jatos executivos, a Embraer registrou uma melhora em seu desempenho, entregando um total de 28 aeronaves, das quais 19 eram classificadas como leves e 9 como médias. Esse número representa um aumento de 22% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

No período acumulado até setembro deste ano, a empresa já realizou a entrega de 105 aviões, o que representa um aumento de 33% em relação aos 79 aviões entregues no mesmo período de 2022. Deste total, 39 unidades foram relacionadas à aviação comercial, enquanto 66 unidades estavam relacionadas à aviação executiva.

Embraer: venda de 4 jatos para American Airlines

Embraer (EMBR3) comunicou ao mercado, na última semana, que a American Airlines assinou um pedido firme para a compra de quatro novas aeronaves E175, que serão operadas pela subsidiária da empresa, a Envoy Air. 

As entregas estão agendadas para o quarto trimestre de 2024. O contrato tem um valor listado de US$ 230,6 milhões e será incorporado à carteira de pedidos da Embraer no último trimestre de 2023.

Em nota, a fabricante brasileira ressalta que esse pedido é uma continuação da encomenda anunciada em junho, coincidindo com a retomada dos mercados internos nos EUA. Conforme informado pela Embraer, a frota de E-Jets da companhia aérea americana deverá expandir para mais de 150 aeronaves até o final do próximo ano.

“Mais uma vez, essa nova encomenda demonstra a importância do E175 para a conectividade pelos Estados Unidos, e é um outro sinal de que os desafios que o mercado estava enfrentando estão melhorando”, destaca na nota Martyn Holmes, CCO da Embraer Aviação Comercial.

 “O E175 é a espinha dorsal da rede regional dos Estados Unidos, com mais de 620 aeronaves vendidas, e tendo 86% de participação de mercado desde 2013”, acrescenta.

A Envoy Air Inc., subsidiária integral do American Airlines Group, opera uma frota de mais de 130 aeronaves Embraer, realizando aproximadamente 700 voos diariamente para servir mais de 160 destinos localizados nos Estados Unidos, Canadá, México, Bahamas e Caribe.

Com 19 mil funcionários, a empresa fornece voos regionais para a American Airlines, sob a marca American Eagle, e serviços de assistência em solo para diversos voos do Grupo American Airlines.