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UAW amplia greve na GM após acordo com Stellantis

A decisão tem o potencial de afetar significativamente a produção de picapes da GM e agravar seus desafios financeiros

O sindicato United Auto Workers (UAW) expandiu, no sábado, sua greve para incluir a fábrica de motores da General Motors (GM) em Spring Hill, Tennessee. A decisão tem o potencial de afetar significativamente a produção de picapes da GM e agravar seus desafios financeiros.

A extensão da greve que dura sete semanas deixa a GM como a única montadora de Detroit sem um contrato acordado. A Stellantis, proprietária da Chrysler, chegou a um acordo com o UAW no sábado, enquanto a Ford o fez na quarta-feira (25).

Esses acordos renderam aos trabalhadores um salto recorde de 25% nos salários ao longo do contrato de quatro anos e meio e permitiram que as empresas reiniciassem as suas lucrativas linhas de montagem de picapes.

Esses acordos resultaram em um notável aumento de 25% nos salários dos trabalhadores ao longo do contrato de quatro anos e meio, além de permitirem que as empresas retomassem a produção em suas altamente lucrativas linhas de montagem de picapes.

Na General Motors (GM), fontes com conhecimento das negociações afirmaram que os principais pontos de discussão com o United Auto Workers (UAW) incluem questões relacionadas a benefícios de aposentadoria e a situação dos trabalhadores temporários.

Em geral, a General Motors (GM) possui um maior número de aposentados em comparação com a Ford ou a Stellantis, e os aumentos nos benefícios de pensões para os funcionários contratados antes de 2007 representaram um custo maior para a GM do que para suas concorrentes.

“Estamos desapontados com a recusa desnecessária e irresponsável da GM em chegar a um acordo justo”, disse o presidente do UAW, Shawn Fain, em comunicado à Reuters.

A GM informou em comunicado que duas de suas grandes fábricas de picapes poderiam ser afetadas pela paralisação de Spring Hill e que queria chegar a um acordo rapidamente.

O UAW já está em greve na fábrica de montagem da GM em Arlington, Texas, que produz o Chevy Tahoe, o Suburban e o Cadillac Escalade. A GM disse no início desta semana que essa greve estava custando 400 milhões de dólares por semana.

Stellantis fecha acordo com sindicato para encerrar greve nos EUA

Stellantis, montadora que produz a marca Jeep, e o sindicato dos trabalhadores da indústria automobilística dos EUAUnited Auto Workers (UAW), chegaram a um acordo preliminar para encerrar a greve que afetou as operações da montadora. O contrato segue o padrão estabelecido entre a Ford e a UAW durante esta semana, de acordo com informações de fontes relacionadas ao assunto.

O acordo, que está sujeito à ratificação dos membros do sindicato, deixa apenas a General Motors (GM) sem um contrato com a UAW. Isso pode resultar no fim da greve que durou seis semanas e afetou mais de 14 mil funcionários nas fábricas da Stellantis em Michigan e Ohio, além de outros locais em todo os EUA.

Assim como os funcionários da Ford, os grevistas da Stellantis devem iniciar o retorno ao trabalho nos próximos dias, antes da votação que envolverá os 43 mil membros do sindicato.

As fontes, que preferiram não ser identificadas, afirmaram que os principais termos negociados com a Ford serão aplicados à Stellantis. O acordo com a Ford envolve um aumento geral nos salários de 25% ao longo dos próximos quatro anos e meio para os trabalhadores principais das fábricas, com um aumento inicial de 11% assim que o acordo for ratificado.