Em processo de recuperação judicial, a Americanas (AMER3) emitiu comunicado ao mercado na quinta-feira (2) informando que abriu negociações para a possível venda da rede Hortifruti Natural da Terra (HNT), controlada pela companhia.
Segundo o documento, a varejista decidiu entrar em período de exclusividade para avaliar uma das propostas apresentadas, recebida no dia 12 de setembro.
Esse prazo de exclusividade vence em 120 dias após o recebimento da proposta, com possibilidade de prorrogação por mais 60 dias, para aprofundar as negociações. O nome do potencial comprador não foi revelado.
As ações da Americanas fecharam em alta na sessão do Ibovespa desta sexta. Os papéis da companhia avançaram 3,61%, com cotação de R$ 0,86.
Americanas adia divulgação de demonstração financeira
Mais uma vez a Americanas decidiu adiar a divulgação de sua demonstração financeira referente ao exercício de 2022. Em fato relevante publicado na noite da última sexta-feira (27), a companhia informou que a data da divulgação passou do dia 31 de outubro para 13 de novembro.
A varejista alegou que a medida se deve a novas informações obtidas através dos trabalhos de apuração das circunstâncias que ocasionaram as inconsistências contábeis divulgadas no início do ano, que causaram rombo bilionário no caixa da companhia.
“Em razão disso, e com foco na qualidade e adequação do tratamento de suas informações contábeis, a companhia necessitará de dias adicionais ao prazo inicialmente estimado para concluir os trabalhos, que já estão em fase final”, justificou no comunicado.
A Americanas ainda informou que na mesma data, conduzirá um evento em formato de vídeo online, aberto para seus investidores e mercado em geral, para discutir seus resultados, atualizar o mercado sobre a evolução de seu Plano de Recuperação Judicial, assim como apresentar o plano estratégico da Companhia que já está sendo implementado e que norteará seu desempenho operacional e financeiro futuros.