O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, encerrou a sexta-feira (3) em alta de 2,70%, aos 118.159 pontos. Já o dólar comercial caiu 1,54%, cotado a R$ 4,89.
Os índices futuros dos EUA sobem nesta manhã de segunda-feira (6), em semana de pouco indicadores relevantes no país e atenções voltadas para falas dos membros do Fed, em especial Jerome Powell, presidente da autoridade monetária.
Cotação dos índices futuros dos EUA:
Dow Jones; +0,08%
S&P 500; +0,20%
Nasdaq; +0,27%
Bolsas asiáticas
Os mercados asiáticos fecharam com alta generalizada, com destaque para forte alta das ações sul-coreanas, após o governo ter imposto novamente a proibição das vendas a descoberto, enquanto a maioria dos mercados da região se animaram com um relatório fraco de emprego nos EUA, que ajudou a reduzir as expectativas das taxas de juro.
Shanghai SE (China), +0,91%
Nikkei (Japão), +2,37%
Hang Seng Index (Hong Kong), +1,71%
Kospi (Coreia do Sul), +5,66%
ASX 200 (Austrália), +0,28%
Bolsas europeias
Os mercados europeus operam sem direção nesta segunda-feira (6). O Stoxx 600 recua 0,1% no início das negociações, enquanto os movimentos do setor foram moderados.
FTSE 100 (Reino Unido), -0,09%
DAX (Alemanha), -0,14%
CAC 40 (França), -0,28%
FTSE MIB (Itália), +0,16%
STOXX 600, -0,10%
Notícias corporativas
A prefeitura de Ouro Preto, juntamente com outros seis municípios mineiros, tomou medidas legais nos Estados Unidos, buscando justiça em nome de suas comunidades. A ação visa processar os bancos Merrill Lynch, Barclays Capital, Citibank e JP Morgan por seu papel como financiadores de empreendimentos de alto risco da Vale, a empresa de mineração associada a tragédias em Brumadinho e Mariana.
Depois de um período de dois anos com freios acionados, o Banco PAN (BPAN4) anunciou sua decisão de retomar a originação de cartões de crédito. O CEO do PAN, Carlos Eduardo Guimarães, enfatizou que a retomada acontecerá de forma conservadora, tanto para os clientes existentes quanto para os novos.