Num momento em que quebrar paradigmas ao criar produtos e serviços é visto como condição essencial para se posicionar no mercado competitivo do mundo globalizado, as organizações são pressionadas, cada vez mais, a focar suas estratégias em um mindset de inovação. O termo tornou-se sinônimo do esforço que as empresas devem fazer para avançar em direção às inúmeras possibilidades de inovar, superando desafios culturais, comportamentais, estruturais e de comunicação.
Segundo um levantamento feito pela Meta em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), 67% dos empresários do país apontam que a falta dessa mentalidade e de uma cultura de inovação é um grande obstáculo para inovar – o que ressalta a importância de compreender como desenvolvê-la corretamente, para que as expectativas do negócio sejam conquistadas.
A questão que vem ‘emperrando’ essa compreensão, a meu ver, está no fato de muitos líderes ainda associarem inovação, prioritariamente, ao desenvolvimento de tecnologia. Inovar é muito mais do que isso. Você não precisa, necessariamente, revolucionar – reinventando a roda, por exemplo – para inovar. O fundamental é ter um propósito bem definido. E isso tem a ver muito mais com o desenvolvimento de pessoas do que de tecnologia em si.
Se a empresa não trabalha seus colaboradores, não alinha o time para buscar estratégias que resultem em ideias inovadoras, dificilmente avançará na criação de uma mentalidade disruptiva. A organização como um todo precisa estar focada no desenvolvimento de uma estratégia – bem definida e coerente com seus propósitos e cultura – que incentive e aumente os esforços de melhoria da inovação. Acima de tudo, é necessário que todos estejam comprometidos com um conjunto de políticas e comportamentos que se ajustem ao negócio para que, assim, consigam atingir o objetivo traçado.
Quando integrado ao dia a dia de todos os times, o mindset de inovação incentiva a reinvenção constante, buscando continuamente soluções inovadoras capazes de alavancar o negócio. Colaboradores estimulados tendem a dar asas à sua curiosidade, tornando o ambiente corporativo mais criativo. Base das grandes inovações, essas provocações e curiosidades são capazes de mudar o status quo, fazendo com que a empresa explore novos limites e saia fora do lugar comum.
Seja para criar um produto novo ou aprimorá-lo, adaptar um processo, melhorar a experiência para o cliente ou reduzir custos, ter um mindset de inovação impacta decisivamente. Mas para isso é preciso contar com pessoas dispostas a encarar dificuldades e que não tenham medo da mudança.
Errar faz parte do negócio. O importante é ter uma mentalidade programada para o sucesso. O mindset organizacional refere-se à forma como a empresa enxerga o mundo e as suas atitudes internas ou externas. Portanto, com uma cultura positiva e voltada para o futuro, sempre será possível começar de novo e tentar sempre, até acertar.