Tecnologia

OpenAi: Microsoft e investidores querem CEO demitido de volta

Investidores também estão pressionando pela substituição do atual conselho

Os maiores investidores da OpenAI, dona do ChatGPT, estão pressionando a empresa para reintegrar Sam Altman como CEO, após a decisão do conselho de demiti-lo na sexta-feira (17).

De acordo com fontes ouvidas pela Bloomberg, a Microsoft, maior financiadora da startup com uma participação de mais de US$ 10 bilhões, está trabalhando com investidores como Thrive Capital e Tiger Global Management para trazer Altman de volta.

Como parte do esforço para reintegrar o CEO, os investidores também estão pressionando pela substituição do atual conselho. Os diretores consideraram renunciar, embora atualmente estejam relutantes em tal medida, disseram as fontes.

Se o conselho deixar o cargo, os investidores estarão revisando uma lista de possíveis novos diretores. Um candidato é Bret Taylor, ex-co-CEO da Salesforce Inc.

A dona do ChatGPT emitiu um comunicado, informando que uma investigação interna descobriu que Altman nem sempre foi sincero com a diretoria e que por isso a confiança foi quebrada.

“A saída do Sr. Altman ocorre após um processo de revisão deliberativa do conselho, que concluiu que ele não foi consistentemente sincero em suas comunicações com o conselho, prejudicando sua capacidade de exercer suas responsabilidades. O conselho não tem mais confiança em sua capacidade de continuar liderando a OpenAI”, disse a companhia.

A OpenAi anunciou que Mira Murati, diretora de tecnologia da empresa, atuará como CEO interina até que um sucessor permanente seja escolhido.

Críticas após demissão

O conselho da OpenAI foi alvo de intensas críticas por sua decisão de remover Altman, o que foi uma surpresa tanto para os investidores quanto para o próprio Altman.

Ao longo dos anos, ele se esforçou para transformar a empresa de uma organização sem fins lucrativos em uma empresa de sucesso comercial e foi a força motriz por trás de novas ferramentas que revolucionaram a maneira como as pessoas realizam tarefas, desde o dever de casa até a codificação.

Sua demissão não agradou às empresas que apoiaram a OpenAI. A Thrive, que deveria liderar uma oferta pública de aquisição de ações de funcionários, ainda não transferiu o dinheiro e deixou claro à OpenAI que a saída de Altman afetará suas ações.

Thrive, o maior investidor da OpenAI além da Microsoft, está trabalhando para reintegrar Altman e Greg Brockman, o presidente da startup que renunciou na sexta-feira em protesto.

Altman está aberto a retornar à empresa, disseram algumas pessoas. No entanto, disseram que se ele voltasse, pediria mudanças na forma como a empresa é governada.